quarta-feira, 30 de março de 2011

A LINGUAGEM DA POESIA

LINGUAGENS DA ARTE- Prof. Jaime Leitão
Encontro 3
A poesia
O enigma poético
"Mas o que vou dizer da Poesia? O que vou dizer destas nuvens, deste céu? Olhar, olhar, olhá-las, olhá-lo, e nada mais. Compreenderás que um poeta não pode dizer nada da poesia. Isso fica para os críticos e professores. Mas nem tu, nem eu, nem poeta algum sabemos o que é a poesia." (Garcia Lorca)
O que é a poesia?
Não há uma definição objetiva em relação a ela , mas a poesia é, talvez, a expressão de sentimentos, emoções e sentidos do poeta em relação àquilo que o rodeia ou pelo que toma como tema, revelada na forma escrita, com sonoridade e estrutura que muitas vezes se assemelha a um cântico, a um apelo, etc.
Analisando-a no plano fônico, a poesia não é uma linguagem comum que serve somente para significar. Consegue criar um conjunto de sons agradáveis e melodiosos através da rima, do ritmo e de várias figuras de estilo como a repetição, que é frequentemente utilizada.
A poesia consegue tornar visível algo abstrato como os sentimentos, em realidades quase palpáveis. Ela
Um dos elementos mais representativos da poesia é o lirismo, que não é mais do que a expressão do "eu".
Aí, o poeta fala do que sente; revela-nos o seu estado de espírito, de um modo que é estranho aos indivíduos em geral, que muitas vezes são tomados pelos mesmos sentimentos e sensações, mas que não são capazes de transformá-los em expressão poética.
Aliás, da maneira que os sentimentos, a poesia não é regida por um modelo generalizado: cada poeta tem a sua forma, o seu estilo, o seu método de escrever.
O poeta poderá também apresentar como tema aquilo que o rodeia. Interioriza o que lhe é externo e trata-o de uma forma sentida, expondo o resultado, de um modo geral, completamente transformado, à sua maneira: revela um mundo criado por si a partir de um mundo que lhe passa ao lado.
É uma arte, com uma linguagem bem peculiar, entranhada no seu próprio mistério , que nunca será completamente desvendado.
Fonte: Adaptação do site: http: migo1.tripod.com

LEITURA DE POEMAS

CÃO
Charles Bucowski

Um cão apenas
caminhando sozinho numa calçada quente em pleno
verão
parece ter mais poder
do que dez mil deuses.
Por que isso?
Produção 1:
Escreva um poema que tenha o mesmo título do poema de Bucowski: CÃO
ARTE DE AMAR
Manuel Bandeira

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Produção 2:
Escreva um poema que tenha como título : Arte de Amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário