terça-feira, 15 de março de 2011

Programação 2011

LINGUAGENS DA ARTE- Jaime Leitão
1º semestre de 2011
Artes visuais-I

Pintura

Conceito geral
A pintura em linhas gerais é a técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas os mais variados.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, utilizando os mais diversos suportes: papel, tela , madeira ou uma parede(pintura mural ou afrescos). A pintura a óleo é considerada por especialistas a mais tradicional e a mais duradoura . A maior parte das obras de arte mais importantes do mundo, que sobrevivem já há sédculos , como a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, ou Festa Camponesa, de Pieter Bruegel, sãopinturas a óleo.
Além do óleo, a tinta acrílica, considerada menos tóxica, é bastante utilizada nos dias de hoje. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, expande-se a ideia de que a pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente , o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura ainda permanece pela tradição que ela carrega.
É importante ressaltar que a técnica é só um ponto de partida. O que prevalece em uma pintura é o talento do artista, a sua capacidade de criar, de interpretar cenas, rostos, emoções, transformando-os em obras de arte e utilizando para isso a sua capacidade inventiva.
Na pintura, a linguagem não –verbal expressa-se de forma densa e ao mesmo tempo sintética, explorando a narrativa, a descrição , a subjetividade e a transcendência.

A TELA

Jaime Leitão



O que uma tela revela?
O que uma tela esconde?
Guernica de Picasso revela a guerra,
A morte
As atrocidades
A barbárie.
E também a indignação
Daqueles que não perderam
A dimensão do humano
Da poesia
E da arte.
Diante dos nossos olhos
A pintura se move
Na mais variadas direções .
Nós, diante da tela,
Somos mais que espectadores,
Somos narradores
E personagens
De uma história
Que tem cor
Luz
E um enredo
Que se desdobra
Em muitas outras telas
Que pintamos na imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário